Sistemas Fotovoltaicos OnGrid

Sistema Conectado à Rede (On Grid)

Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede (SFCR), também chamados de sistemas fotovoltaicos on-grid, geralmente não possuem subsistemas de armazenamento de energia, e por isso são mais eficientes que os sistemas autônomos, além de, geralmente, serem mais baratos (proporcionalmente à sua potência). A rede de distribuição age como uma ‘bateria’, armazenando o potencial que é injetado, que poderá ser utilizado em momentos de baixa geração do sistema, o que acontece nos dias de pouca insolação e todas as noites.

Os sistemas fotovoltaicos conectados à rede dependem de regulamentação e legislação favorável, pois usam a rede de distribuição das concessionárias para o escoamento da energia gerada, e posterior retorno desta energia para o consumidor.

Sistema On Grid Empresarial

Você sabia que com o autoconsumo é possível zerar seus impostos sobre a energia consumida? Entenda como funciona:

A radiação emitida pelo Sol é captada por painéis fotovoltaicos onde é gerado energia de corrente contínua. Essa corrente passa pelo Inversor Solar On Grid e fica disponível para uso em corrente alternada que é consumida imediatamente. O excedente de energia é injetado na rede da concessionária, gerando créditos que poderão ser usados quando necessário.

A redução da conta de luz é apenas um dos benefícios gerados pela energia solar, uma vez que quase metade da cobrança realizada pelas concessionárias é composta de impostos.

Estacionamento Solar

Existe hoje no Brasil a regulamentação por parte ANEEL que permite o pleno funcionamento do sistema fotovoltaico conectado à rede assim como o sistema de compensação energético, habilitando o consumidor de energia elétrica das distribuidoras a produzirem sua própria energia e pagar apenas uma taxa mínima em sua conta de luz referente a acessibilidade a rede de distribuição elétrica.